quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Seleção de basquete australiana

Em conjunto com o shortão de basquete da Argentina, aproveito para comentar o da equipe australiana.
Esse cara não lembra o Tory, dos Mythbusters?
Simples, todo em em verde musgo, o shortão da Adidas chamava atenção pelo brilho, parecendo uma jóia em quadra, como o do Panathinaikos, da time Grécia, já postado aqui.
Já comentei várias vezes minha preferência por shorts brilhantes aqui e, acredito que muitos que colecionam camisas de futebol também preferem as com algum brilho. Mas, vez ou outra um calção acabam se destacando mais.
O shortão é verde e branco, com cadarço em verde também. Mas na camisa aparecia a outra cor nacional australiana. Não, não é amarelo. É o dourado.
As cores azul, vermelha e branca passaram a ser associadas ao domínio colonial da Inglaterra por lá. Então, os australianos passaram a usar em todas as modalidade (massivamente nas Olímpiadas da casa deles, em Sydney 2000) as cores que consideram nacionais: o gold and green. Em alguns uniformes ainda parece muito com o nosso verde-e-amarelo, mas alguns poucos já tem mudado isso e o amarelo tem ganhado um tom mais escuro, mais próximo do dourado.
Voltando ao short, ele possui
o símbolo da Adidas na perna direita e um logo dos Jogos Olímpicos na esquerda. Ao contrário do shortão argentino, que possuía brilho apenas nas laterais, o australiano tem uma faixa lateral em outro tecido, mais opaco, como dá para perceber nas duas fotos abaixo, ladeada por uma faixa sinuosa em branco.

Os sneakers também deram um show nessa partida. Com tênis (hi-tops) da Nike, alguns australianos usaram uma combinação de roxo com amarelo e azul escuro, muito esquisito. O número 13 usou um preto com meias altas, parecendo que jogava de coturno...

Um comentário:

Anônimo disse...

lembra mesmo. só que de cabelo grande.
bonito short. blog legal.
abraço